Conheça as 5 principais tendências para os iates de luxo em 2023

De acordo com as mudanças nas atitudes do consumidor e o gosto por novas embarcações, a indústria de iates de luxo em 2023 promete novas tendências. Saiba quais são elas neste artigo.

Vivendo o agora 

Segundo a Global Order Book da Boat International, o número de superiates em construção, em 2022, subiu de 1.024 para 1.203, fazendo do ano um recorde. Em consequência da pandemia, os clientes passaram a investir mais em iates, e com o aumento de novas construções, os estaleiros estão batalhando para atender a alta demanda.

O tempo médio de espera para iates personalizados, de acordo com Burgess, é de quatro anos. No entanto, os corretores também notaram que os slots de fretamento estão sendo reservados mais rapidamente, e os agentes de viagens de luxo, como Pelorus e Eyos, estão observando mais clientes investindo em viagens de expedição, com foco em novas aventuras.

Explorando o novo

Ainda em ascensão, a demanda por embarcações com capacidade para expedições reflete uma tendência clara de proprietários que buscam por novas áreas de cruzeiro, como a Antártica e o Círculo Polar Ártico.

Com faixas de cruzeiro mais longas, espaço de armazenamento estendido, cascos resistentes para águas congeladas, brinquedos aquáticos e instalações diversas, como centros de mergulho, salas de esqui e heliportos, os iates Explorer, por exemplo, são típicas embarcações de deslocamento total. 

Também de acordo com o Global Order Book, com dados de 2023, os iates de expedição se tornaram o segundo tipo de embarcação mais popular em construção. Das entregas mais esperadas do ano, estão o Wingman de 75m da Damen, o Project Icecap de 107m da Lürssen e um Freire de mais de 100m. 

Dayboats com alta demanda

No ano de 2023, o fluxo de novos modelos de barcos diurnos também estará alto. A Sunseeker, influenciada pelo sucesso da Van Dutch, Fjord, Axopar e Pardo, está estreando seu Superhawk 55 no Boot Dusseldorf 2023, enquanto o DB/43 da Jeanneau teve mais de um ano de pedidos, antes da sua estreia oficial em setembro do ano passado, no Cannes Yachting Festival. 

A Sunreef, por sua vez, antes mesmo de ter sua produção iniciada, havia recebido seis pedidos para o seu novo 55 Open Power. Paul Blanc, diretor de marca da Jeanneau, afirma que os velejadores estão utilizando, cada vez mais, os seus barcos para passeios curtos de um dia.

Com isso, os dayboats de 30 a 50 pés estão se tornando o principal segmento do mercado no Mediterrâneo e na Flórida. Já de acordo com Sean Robertson, diretor de vendas da Sunseeker, o Superhawk 55 irá “tomar o mercado de assalto”, após ter diversos clientes esperando pela produção do modelo. 

Consciência ecológica

Enquanto no ano de 2022, foram entregues somente seis superiates com motores híbridos, em 2023 este número será maior, já que os estaleiros estão se concentrando no lançamento de embarcações ecologicamente corretas, incorporando materiais mais ecológicos, como decks de teca sintética, adição de painéis solares e estofamento de couro sintético. 

Para 2023, as maiores entregas híbridas são o Project Icecap da Lürssen e o Project Blue Marlin de 76m da Admiral. A Amel, por sua vez, promete entregar diversos híbridos de 60m, como o Project Witchcraft e Project Snow. 

Modelos como o Widercat 92 da Wider, VisionF 82 da Silent Yachts e o Sunreef 43M Eco da Sunreef também estão sendo construídos. 

Marinas atualizadas

Diversos centros de superiates estão investindo em instalações atualizadas, atraindo as melhores embarcações para os seus locais de cruzeiro, à medida que os destinos de viagem são abertos em todo o mundo.  

Para acomodar iates maiores, agora todos os visitantes podem esperar uma melhor segurança, conectividade, serviços aprimorados e berços maiores. Recentemente, uma das maiores reformas na Ásia incluiu a atualização multimilionária do ONE°15 Marina Sentosa Cove em Cingapura e o novo Lantau Yacht Club em Hong Kong.

Em outros locais, a marina Hurricane Hole, nas Bahamas, reabre as portas depois de longas reformas, e a nova Flamingo, marina da Costa Rica, está em andamento após a flexibilidade de restrições de iates no país. Além disso, existem muitos projetos sendo construídos atualmente no Oriente Médio, como na cidade de NEOM na Arábia Saudita.

Para não perder nenhuma atualização do universo de luxo náutico, continue acompanhando os nossos conteúdos.

Compartilhar artigo nas redes sociais:
NovaMarine © 2021 - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.