Dicas que você precisa saber antes de adquirir uma embarcação

Se você é marinheiro de primeira viagem e deseja tirar carta de barco para navegar tranquilo com a família e os amigos, ou apenas pretende realizar passeios por esporte ou lazer, certamente deve ter alguns receios antes de assumir o comando pela primeira vez, por isso, além de estar preparado para apreciar as belas paisagens, você deve estar atento para que a navegação seja segura e prazerosa.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que o seu passeio saia de acordo com o esperado:

 

Garanta que a manutenção da embarcação esteja  sempre em dia

Seja em um passeio rápido ou uma viagem mais longa, a manutenção da sua embarcação é fundamental, isto porque se algo não funcionar como deve, o passeio pode não ocorrer como o esperado, por isso realize sempre as revisões periódicas e faça um checklist, passando pelo motor, elétrica, eixo e lemes. Está tudo ok? Então é hora de conferir outros itens antes da viagem!

 

Cheque itens de segurança e salvatagem

Tão importante quanto o bom funcionamento da sua embarcação, é garantir a segurança de todos os tripulantes com todos os itens de segurança necessários, afinal de contas, é sempre melhor prevenir. O material de salvamento exigido pela marinha envolve extintores de incêndio e artefatos como os sinalizadores, que devem estar sempre em ordem, com acesso facilitado e dentro do prazo de validade.

Outros diversos itens também podem fazer muita diferença como bússola, binóculos, cordas, radar, ecobatímetro, um kit de ferramentas, apito, alarme geral de emergência e uma lanterna elétrica.

É claro que não poderíamos deixar de citar os coletes salva vidas, que são fundamentais para uma navegação segura, por isso garanta que o número de coletes disponíveis seja suficiente para todos os tripulantes, seguindo sempre as normas de utilização de acordo com a classe. Confira:

 

Classe I

Para navegação oceânica, em águas brasileiras ou internacionais. Itens de segurança obrigatórios: gola, refletivos, luz sinalizadora, alça para resgate (Lift – loop), cabo liga-náufrago e apito.

 

Classe II

Para embarcações de mar aberto que operem exclusivamente em águas brasileiras. Itens de segurança obrigatórios: gola, refletivos e apito.

 

Classe III

Para embarcações de navegação no interior. Águas abrigadas como: rios, lagos, beira mar e etc. Itens de segurança obrigatórios: gola e apito.

 

Classe IV

Para trabalho. Fabricado para uso por longos períodos, em trabalhos realizados próximos à borda de embarcações ou suspensos por pranchas ou outros dispositivos que corram risco de cair na água acidentalmente. 

 

Classe V

Para atividades esportivas de alta velocidade como: jet-ski, banana-boat, esqui aquático, windsurf, parasail, pesca e pequenos veleiros. Em águas brasileiras, permite homologar embarcações de até 5m para mar aberto e de até 24m para embarcações em águas abrigadas.

 

Faça um planejamento da sua viagem

Sem dúvidas um dos fatores que pode determinar o sucesso do seu passeio seja em navegação fluvial ou marítima é o planejamento, por isso sempre consulte a previsão do tempo para evitar ser surpreendido por um mar agitado ou uma tempestade que não era esperada. 

Sair com antecedência também faz toda a diferença para aqueles que gostam de navegar por muitas horas seguidas, isso porque o melhor horário para sair é antes do sol nascer, quando o vento normalmente é fraco e você terá tempo suficiente para lidar com possíveis imprevistos sem perder o passeio.

Apesar de não ser obrigatório, você também pode informar a Capitania dos Portos sobre o ponto de partida, rota e o retorno, assim, em caso de incidentes durante o percurso, fica muito mais fácil ser localizado para o socorro imediato.

 

Esteja com a documentação em dia

Mesmo que o seu objetivo seja navegar por esporte ou lazer, é importante estar regularizado para evitar problemas, por isso se você não possui a habilitação náutica, mais conhecida como Carta de Barco, procure por um despachante náutico para tirar sua Carteira de Habilitação do Amador (CHA) ou de motonauta, assim você vai poder aproveitar com mais tranquilidade e dentro da lei. 

 

Esteja preparado para imprevistos

Sempre que sair com a sua embarcação, tenha certeza de possuir os insumos necessários e também o suficiente para possíveis imprevistos, assim você não ficará na mão no momento em que mais precisar.

Se não for possível estar com o tanque cheio, garanta que possui o dobro do combustível necessário para o passeio ou viagem que deseja fazer.  Água potável e alimentos também são fundamentais, por isso saia sempre com a caixa d’água cheia e alimentos leves a bordo como frutas e barrinhas de cereal que são sempre uma boa pedida.

Depois de seguir estas dicas, você está pronto para navegar com mais tranquilidade e aproveitar da melhor forma a sua embarcação.

Gostou deste conteúdo? Então esteja atento às próximas matérias que estarão disponíveis em nosso blog!

Compartilhar artigo nas redes sociais:
NovaMarine © 2021 - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.